Avançar para o conteúdo

Estreia de sonho da ETF de Bitcoin em Toronto, atingindo os 165 milhões de dólares em volume de negócio

A primeira ETF de Bitcoin da América teve um começo explosivo na sua estreia, atingindo um tráfego de transações no valor de 165 milhões de dólares.

O primeiro produto Bitcoin rotulado como fundo estreou na passada quinta-feira na bolsa de Toronto. De notar que na Europa estão disponíveis vários produtos semelhantes aos ETF. Porém, são mais enquadrados no conceito de crypto-tracking, como é exemplo o fundo Purpose Bitcoin ETF, que investe diretamente em Bitcoin.

Mas agora, o que é afinal um ETF?

Um ETF (Exchange-Traded Funds) é um fundo de investimento, porém negociado na bolsa de valores como se fosse uma ação.

Estes oferecem uma maior eficácia em termos de despesas, na medida em que possuem custos de gestão mais reduzidos do que os fundos ativos, e maior liquidez, pois estão cotados em bolsa e podem ser transacionados em qualquer momento dentro do horário de negociação. Para além disso, existe uma grande diversificação e acesso imediato aos mercados internacionais.

A Bitcoin assume-se como a moeda criptográfica mais valiosa e cativa investidores desde Elon Musk até aos magnatas dos hedge-funds, incluindo Alan Howard e Paul Tudor Jones. Ainda que o ativo digital já tenha quintuplicado no último ano, este está a atrair cada vez mais atenção, especialmente após a recente compra de 1,5 mil milhões de dólares pela Tesla no dia 8 deste mês.

Não existem certezas em que medida a atividade no BTCC influenciará a ETF. No entanto, segundo o analista da Bloomberg Intelligence James Seyffart, os volumes de negociação estiveram bem acima da média registada no primeiro dia da estreia de uma ETF.

Todd Rosenbluth, diretor de investigação da CFRA Research, diz que é improvável que o fundo negoceie com um valor de prémio significativo para o ativo. “Enquanto a maioria das ETFs chegam ao mercado global com um obstáculo educativo a ultrapassar, muitos investidores estão familiarizados com o que está dentro do BTCC”. Isto revela que os investidores das ETF de Bitcoin já estão cientes dos processos da moeda virtual.

Nos EUA existem vários processos pendentes para a abertura de uma ETF de Bitcoin (VanEck Associates Corp. e Bitwise Asset Management), embora a sua volatilidade e as constantes alegações de manipulação da indústria são obstáculos à aprovação por parte dos reguladores

No entanto, com a maior negociação digital do mundo no pico do seu valor e com a mudança de liderança na associação reguladora existe a esperança de uma aprovação nos próximos meses.

Autor: Daniel Branco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *